Se és novo no Crossfit e tens dificuldades em decifrar o whiteboard na hora do treino, este glossário foi feito a pensar em ti!

Muita gente recorre às abreviaturas para poupar tempo a escrever os treinos, dentro de umas semanas tornas-te um pro nesta nomenclatura, até lá podes consultar este glossário sempre que precisares. 

#

1RM – 1 Repetição Máxima: o peso máximo que se consegues levantar uma vez.

3RM – 3 Repetições Máximas: o peso máximo que se consegues levantar três vezes.

A

AMRAP – As Many Reps/ Rounds As Possible: Executar o maior número de reps/ rondas dentro do quadro do tempo indicado. 

AFAP – As Fast As Possible: Cumprir o plano de treino o mais rápido possível, ou seja, no menor tempo possível.

B

BW Body Weight: Peso Corporal 

C

C&J – Clean and Jerk: Arremesso, é uma combinação de dois movimentos. Clean, levantamento da barra do solo até aos ombros e o Jerk, com uma força conjunta de braços e pernas a barra é levantada acima da cabeça com os braços bem estendidos.

CF – CrossFit.

D

DL – Deadlift: Peso morto, peso levantado a partir do solo até à linha das ancas. 

DU – Double Under: Salto duplo de corda.

E

EMOM – Every Minute On the Minute: Iniciar um movimento novo em cada minuto; 

Existem outras variações dependendo do que é atribuído pelo treinador como por exemplo E2MO2M que significa iniciar um movimento novo em cada 2 minutos.

G

GHD – Glute Ham Developer: 

G2OH – Ground to Overhead:

H

HC – Hang Clean, ou seja, levantamento da barra até aos ombros com a posição inicial da barra fora do solo e uma recepção através do agachamento.

HPC – Hang Power Clean, que é o levantamento da barra até aos ombros com a posição inicial da barra fora do solo, sem recorrer ao agachamento durante a recepção.

HS – Handstand / Pino vertical.

HSPU – Handstand Push-Up / Flexão de braços em pino vertical.

K

K2E – Knees to Elbow, ou seja, joelhos aos cotovelos.

KBS – Kettlebell Swing.

O

OHS – Overhead Squat, ou seja, agachamento com os braços estendidos e o peso elevado acima da cabeça.

P

PC – Power Clean, isto é, levantamento da barra do solo até aos ombros, sem recorrer ao agachamento na recepção.

PSN – Power Snatch, que se traduz num levantamento da barra do solo até acima da cabeça num único movimento, sem recorrer ao agachamento na recepção.

PJ – Push Jerk 

PU – Pull-Up / Elevação

PR – Personal Record / Record Pessoal

R

RFT – Rounds for time / Rondas para tempo

RX WOD executado sem adaptações.

RM – Repetição Máxima de peso.

S

SDHP – Sumo Deadlift High Pull

Snatch – Arranco: levantamento da barra do solo até acima da cabeça num único movimento, com uma recepção através do agachamento..

SQ – Squat / Agachamento.

S2OH – Shoulder to Overhead, isto é elevação da barra dos ombros até acima da cabeça com os braços estendidos. Alguns exemplos deste movimento são o Push Press, Push Jerk e Shoulder Press.

T

T2B – Toes to Bar / Pés na barra.

Tabata – Treino intervalado de 8 rondas, com 20 segundos on e 10 segundos off.

U

Unbroken – exercício executado continuamente, sem pausa.

W

WOD – Workout of The Day / Treino do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Name