Autora Jennifer Santos. Data da publicação 11 de agosto.

4–4–5 pontos. As peças Y, W e K estão entre as letras mais valiosas do jogo de Scrabble inglês. E, em algum momento das nossas vidas, é certo que já nos sentimos como elas no meio do meu jogo de Scrabble inglês quando jogo com ele português: existente, com o mesmo tamanho e forma, a mesma tinta utilizada para a letra, processo de envelhecimento e esperança de vida semelhantes, resistentes à queda de uma mesa, mas alegadamente inúteis para o jogo.

Mesmo assim, todos sabemos como uma boa estratégia te pode manter no jogo por mais rondas do que inicialmente esperado.

Primeiro, as peças Y, W e K podem não existir no alfabeto português, mas a sua fonética existe. Mais importante do que isso, as letras quadradas partilham a mesma composição de madeira do que qualquer uma. Isso dá luz a uma informação fatual bastante relevante. Na vida, ou como faço a jogar o jogo de Scrabble inglês em português, as peças Y, W e K podem ser transformadas. Podem ser transfiguradas em uma letra portuguesa que não existe no alfabeto inglês—o Ç de 3 pontos.

Curiosamente, ao fazer esta metamorfose acontecer, acabas com peças adicionais que podem ser convertidas em qualquer outra letra que desejas—o que significam pontos extra para o jogo. Isto comprova de que tudo se resume mesmo à perspetiva.

jennifer santos mtw cronica

Podes passar a tua vida a apontar os holofotes para o teu caráter aparentemente inflexível e “autosabotar” a tua presença na jogada de palavras.

Ou podes te dar de contas de que o Scrabble, e os seus 2–4 jogadores dos 8 anos a adulto, ficariam felizes em te ver ali a encarnar uma peça tão necessária e desejada.

No entanto, independentemente da perspetiva que optares por encarar as coisas, a realidade é que sempre foste mais do que as letras Y, W ou K gravadas em ti.

És mais do que as marcas impressas no teu eu cognitivo prematuro e os flashbacks que te anavalham até ao osso. És mais do que as palavras bruscas que já ouviste, a censura, a vergonha, a culpa, a desconfiança, o medo, o sofrimento, a raiva, a repressão emocional, o coração que bate mais rápido, a dormência repentina, ou as cicatrizes na tua pele.

Tu és o Y, W, K, Ç ou, na realidade, qualquer outra letra que quiseres ser.

Tudo o que precisas de fazer, é abrir os olhos. E ver.


Segue-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Name