Autora Diana Branco. Data da publicação 17 de setembro.

Sabes quando tens em casa aquelas bananas super-maduras e já não sabes o que lhes fazer? 

É óbvio que elas ainda dão imenso jeito por isso nada de as colocar no lixo! 

Com esta receita podes matar dois coelhos com uma cajadada só! 

Espera, sendo eu vegetariana não deveria mudar estes ditados populares? Coitados dos coelhos xD 

Adiante: 

#1 Não deitas bananas fora, não contribuis para o desperdício alimentar e não desperdiças o teu dinheiro; #2 Ficas com pequeno-almoço ou lanche para pelo menos 3 dias, isto se não tiveres em casa aqueles devoradores de comida que comem um bolo em três tempos. 

Ah! Esqueci-me da melhor parte: tens a certeza que estás a alimentar-te bem. 

É que este “pão”, para além de ser super saboroso, é também muito nutritivo e não leva ingredientes estranhos, aqueles que mal sabemos ler. Querem saber a receita? Vamos lá!

Procedimento

Depois de pré-aqueceres o forno a 180ºC e preparares uma forma de bolo inglês (retangular), pega nessas duas ou três bananas bem maduras que tens aí em casa, coloca-as numa taça, e acrescenta bebida vegetal até perfazer 350gr na balança (Não te esqueças de tarar a taça). Esmaga o melhor que conseguires as bananas na bebida e acrescenta 2 cs* de sementes de linhaça moída, 80 gr de óleo de amendoim (ou azeite), uma maçã ralada (cerca de 120 gr) e 2 cs de vinagre de sidra (ou sumo de limão). 

Reserva esta mistura. 

Noutra taça, mistura 170gr de farinha de aveia, 100gr de farinha de espelta, 50gr de açúcar de coco (ou outro), 30 gr de farinha de alfarroba, 1cc* de bicarbonato de sódio, 2 cc de fermento para bolos e uma pitada de sal.

Agora só tens de juntar a taça que tem a mistura das bananas com a taça das farinhas e misturar tudo até obteres uma massa homogénea grossa. Parece-se com a massa de panquecas, bem espessa. Não a batas em demasia! Coloca a massa na forma de bolo (se ela não for anti-aderente, não te esqueças de a forrar com papel vegetal) e decora com mais uma banana cortada na longitudinal, umas pepitas de chocolate e uns frutos secos e leva ao forno durante aproximadamente 45 minutos. Para teres a certeza de que está cozido, faz o teste do palito.

*cs = colher de sopa

**cc = colher de chá

Rendimento: 10 fatias

Resultado Final

Informação nutricional por fatia (100gr) sem a decoração:

Cal (kcal)Lípidos (g)Carbs (g)Açúcares (g)Proteínas (g)
1889,0724,956,822,8

Nota: tendo em conta que duas bananas pesam 250gr

Hey, ainda não te vás embora! Há algumas sugestões e dicas que te quero dar! 

Diana Branco more than food

“Eu adoro acompanhar este ‘Pão’ com manteiga de amendoim, doce e fruta. Ele não é muito doce por isso funciona muito bem como snack, pequeno-almoço, lanche. Costumo guardar, já cortado, dentro de tupperwares no frigorífico, para que não se estrague rápido.”

Dica: Podes fazer algumas trocas no que respeita os ingredientes: farinha de espelta por trigo ou, se quiseres fazer uma receita sem glúten podes trocar a espelta por trigo sarraceno ou farinha de arroz, mas fala comigo antes, porque o comportamento destas farinhas é diferente. Se não tiveres bebida vegetal, a água também serve ☺. Podes ignorar a alfarroba e usar cacau puro. E se não tens farinha de aveia, pega nos teus flocos e tritura num processador, que funciona da mesma maneira!

Espero que façam a receita e partilhem connosco nas redes sociais! Basta mencionarem #morethanfood e @morethanworkout que nós vamos adorar ver as vossas recriações. 

Com amor,

Di <3 

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