Autor João Venceslau. Data da publicação 11 de fevereiro de 2021.

Quantas vezes nos deparamos com os coachs a pedir mais e mais intensidade durante o workout?

Esta situação normalmente acontece com o mesmo a gritar ou a falar em tom de voz elevado para o seu aluno. Mas hoje, este artigo não tem ênfase nesta parte pedagógica, embora  acredite que esta situação é plenamente errada.

Já o José Mourinho dizia: “treinador que fala muito durante o jogo é treinador que fala pouco ou quase nada durante o treino”.

Todavia no artigo de hoje o foco está em perceber o que significa “intensidade”. E como podemos e devemos manipular a mesma para proporcionar aos nossos alunos a melhor experiência possível. 

É importante referir que, a intensidade sofre ligeiras alterações consoante a prática desportiva

Ora vejamos,

  • À luz do Powerlifting a intensidade representa a capacidade de recrutar o máximo de fibras musculares contra uma carga externa num único movimento;
  • Por sua vez no Atletismo, a intensidade está representada pela eficiência biomecânica e metabólica para uma determinada distância que deverá ser concluída no menor tempo possível;
  • Do ponto de vista do Jogo do Xadrez a intensidade representa a capacidade de antecipar ou de prever múltiplas jogadas onde o raciocínio estratégico poderá levar a uma fadiga cerebral.

Como podes ver três modalidades desportivas diferentes conduzem a três formas de avaliação da intensidade.

Assim, coloca-se a questão: qual é a melhor forma ou a forma mais apropriada de avaliar a intensidade no CrossFit que é uma modalidade multimodal?

Se tivermos em consideração os diferentes tipos de workout:

  • Ø EMOM (every minute on the minute)
  • Ø AMRAP (as many repetitions/rounds as possible)
  • Ø AFAP (as fast as possible)
  • Ø FT (for time)

Conseguimos perceber claramente que a variável de maior predominância em todos eles é o “tempo”. Uma vez que é o “tempo”, então deveríamos comportar-nos ou, pelo menos, estudar a modalidade desportiva em que o tempo é essencial, ou seja, o atletismo e aplicar alguns dos seus conceitos ou princípios metodológicos para a nossa prática.

Agora que está mais claro qual a variável de maior predominância nos nossos workoutsComo é que vamos ensinar aos nossos alunos como devem medir a sua intensidade?

Nesta situação em concreto, eu utilizaria a Perceção Subjetiva de Esforço (PSE). Com esta ferramenta vais poder efetivamente impôr a intensidade que se pretende em cada workout.

Vou utilizar dois exemplos do atletismo: os 100 Metros rasos e a Maratona, para explicar como se coloca em prática a PSE (vou utilizar uma escala que vai de 1-10).

  1. No caso dos 100 Metros estamos a falar de uma PSE 10 onde a velocidade de execução é máxima.
  2. No exemplo da maratona vamos fazer a uma PSE 4, ou seja, tanto nesta tarefa como na tarefa anterior pretendemos cumprir o mesmo pressuposto, terminar no menor tempo possível, contudo pela sua especificidade eu não posso, nem consigo fazê-lo à mesma velocidade dos 100 m.

Aplicando à prática do CrossFit é como se estivéssemos a falar de fazer uma Fran ou de um Murph.

hero murph crossfit wod benchmark

Tendo em conta estes dois clássicos do Crossfit conseguimos perceber que são tarefas com o mesmo objetivo (terminar o mais depressa possível) mas a velocidade de execução é completamente distinta entre eles.

Agora sim, já posso abordar o meu aluno durante a aula e em vez de um grito e dizer mais intensidade dou-lhe um feedback preciso e apropriado. 

Utilizando a PSE, o meu aluno irá interpretar, aplicar e adequar o seu esforço de acordo com as suas capacidades e as características do próprio workout; é chamada um “win-win”.

Até breve,

Coach João Venceslau

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Segue-nos!

3 thoughts on “Como Conquistar de uma vez por todas a Intensidade Certa durante o Workout

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