O que é o CrossFit Games Quarterfinals e Age-Group Online Qualifier? 

O CrossFit Games Quarterfinals ou apenas Quarterfinals é a etapa que sucede as 3 semanas do Open e que irá atribuir o passaporte para a fase Semifinals, aos melhores atletas e equipas de cada continente. 

O Age-Group Online Qualifier (AGOQ) é o evento online correspondente à semifinal das divisões que fazem parte da categoria Age-Group. Neste evento serão apurados para o CrossFit Games, os atletas que fazem parte das categorias criadas com base nas faixas etárias, sendo estas divisões as seguintes: 

→ Teens: 14-15; 16-17

→ Masters: 35-39; 40-44; 45-49; 50-54; 55-59, 60-64 e 65+.

A quem se destina a etapa Quarterfinals e AGOQ? 

Após o lançamento oficial da leaderboard do Open, serão selecionados e convidados pela CrossFit, LLC: 

→ Top 10%* dos atletas individuais de elite de cada continente;

→ Top 25%* das equipas de cada continente;

→ Top 10%* dos atletas de cada divisão Age-Group no ranking mundial. 

*Estas percentagens incidem no número de atletas que se registaram e submeteram o score 21.1 até ao prazo estabelecido para essa ação.

Nota: No caso de algum atleta ou equipa recusar o convite para participar nestas fases de apuramento, o lugar deste não será ocupado por um atleta que não tenha sido apurado. 

Como Funciona:

Ambas as categorias individuais e de equipas irão competir ao longo de alguns dias, através de uma série de workouts, que serão anunciados mais perto da data, sendo que o apuramento para a categoria individual terá lugar entre os dias 8 e 12 de Abril, e a fase de equipas terá início dia 22 até 26 de Abril.

Em relação ao apuramento através da AGOQ, os workouts serão lançados no dia 6 de Maio, e os resultados deverão ser submetidos pelos atletas até segunda-feira da semana seguinte, 10 de Maio pelas 5:00 p.m. PT

Nesta 2ª fase de apuramento para o CrossFit Games 2021, o ranking será reiniciado, uma vez que os scores de todas as divisões começarão no zero. 

Nota: No caso de empates, todos os procedimentos de desempate serão feitos com base na prestação dos atletas ao longo dos workouts das Quarterfinals, ou seja, o score do Open não será aplicado para desempatar os resultados desta fase. 

A inscrição dos atletas e equipas elegíveis para competir nas Quarterfinals e AGOQ, terá um custo de 50$ para todas as categorias individuais e 100$ para equipas. 

Quantos Portugueses passam para a etapa Quarterfinals? 

Tendo em consideração as condições implementadas pela CrossFit, LLC nos critérios de apuramento, serão qualificados 3402 atletas masculinos, 2222 femininos e 58 equipas para a Quarterfinals, no continente europeu. Na tabela abaixo, encontram-se os números de atletas nacionais que serão apurados nas diferentes categorias. 

Números não-oficiais

*AG – Age-Group

Top 5 de Atletas Elite Nacional Masculino 

Tiago Luzes
1º Tiago Luzes
Age 24 
2º David Trabulo
Age 24
3º João Ferreira
Age 26
4º André Teresinho
Age 25
5º Hugo Sousa
Age 22

Top 5 de Atletas Elite Nacional Feminino

1º Sara Pinto
Age 32
2º Patrícia Simões
Age 26
3º Maria Bernardo
Age 25
4º Patricia Dinis 
Age 35
5º Rita Gomez
Age 20

Tendo em conta os resultados dos últimos 3 anos, temos alguns atletas que se estrearam no Top 5 Nacional do Open – no escalão feminino, a Patrícia Simões, Maria Bernardo e Rita Gomez e no masculino, o David Trabulo e Hugo Sousa. 

Damos realce aos 4 atletas – 3 masculinos e 1 feminina – que se encontram no Top 100 Europeu, Tiago Luzes (30º), David Trabulo (70º), João Ferreira (92º) e Sara Pinto (85º).

Além dos incríveis resultados do escalão individual nacional no Open, também vale a pena dar ênfase ao admirável desempenho dos atletas das divisões da AGOQ. Deixamos um destaque do top ranking nacional de cada divisão: 

Top 3 Nacional AG Boys 14-15: 1º Rafael Candeias; 2º Rodrigo Candeias; 3º Icaro Soares

Top 1 Nacional AG Boys 16-17: 1º João Pereira

Top 3 Nacional Masters Men 35-39: 1º André Azevedo; 2º Pedro Borges; 3º Filipe Marques

Top 3 Nacional Masters Women 35-39: 1º Patricia Dinis; 2º Ana Silva; 3º Rosana Machado

Top 3 Nacional Masters Men 40-44: 1º Filipe Sousa; 2º Paulo Rodrigues; 3º Filipe Alves

Top 3 Nacional Masters Women 40-44: 1º Ana Caldas; 2º Andreia Lopes; 3º Sofia Castro

Top 3 Nacional Masters Men 45-49: 1º Pedro Dias; 2º Frederico Barreto; 3º Miguel Lopes

Top 1 Nacional Masters Women 45-49: 1º Cristina Cruz

Top 3 Nacional Masters Men 50-54: 1º Graciano Paulo; 2º Victor Reis; 3º Nuno Almeida

Top 1 Nacional Masters Women 55-59: 1º Patrícia Raposo

Quem passa para a etapa CrossFit Games Semifinals? 

A fase de apuramento Quarterfinals servirá para encontrar os melhores atletas, que disputarão na etapa das Semifinals, um lugar no grande evento final, CrossFit Games 2021

No final das Quarterfinals serão apurados os seguintes atletas e equipas: 

Após a sua participação no AGOQ, os atletas elegíveis terão acesso imediato ao evento final CrossFit Games, ou seja, o top 20 de atletas masculinos e femininos de cada divisão será convidado pela CrossFit, LLC, a participar no Games 2021. 

Calendarização dos próximos eventos da NoBull CrossFit Games

Marca na tua agenda! 

Para informação mais detalhada da Quarterfinals, recomendamos a consulta do Regulamento da Competição.

Gostaste deste artigo? Partilha a tua opinião connosco. 

Segue as nossas redes sociais, para acompanhares as atualizações de todas as competições de CrossFit em Portugal e no Mundo. 

Referências

https://games.crossfit.com/announcement/12391;https://s3.amazonaws.com/crossfitpubliccontent/CrossFitGames_Rulebook.pdf; https://morningchalkup.com/2021/03/17/what-the-quarterfinals-cut-line-looks-like-after-crossfit-open-21-1/